Mimese e realidade. As artes dramáticas do palco e a acessibilidade

Opaco

Este poema de Carlos Drummond de Andrade reflete sobre a visão, concluindo que não são os edifícios os responsáveis por tapar a visão do luar, pois “a visão se barra a si mesma”. Confira abaixo:

 

Bodas do Monastério

Escrita por Serguei Prokofiev na década de 40, a ópera As bodas no monastério é um universo cômico que se desorganiza e se reorganiza por meio do amor. Composta em meio aos horrores da Segunda Guerra Mundial e do controle do governo soviético, a obra é como um grito a este mundo caótico: a felicidade e o amor, mesmo em tempos sombrios, são as potências transformadoras da vida.

Em 2015 esta ópera ficou em cartaz no Theatro São Pedro, em São Paulo-SP, e teve acessibilidade desenvolvida pela Mais Diferenças. No vídeo abaixo você pode conferir um trecho do espetáculo:

 

Nonada

A Mais Diferenças também desenvolveu a acessibilidade do espetáculo Nonada, da Cia. do Feijão, que é entrecortado por vários textos clássicos da literatura brasileira. A peça situa-se no mundo dos mortos e explora as vivências labirínticas de Nati, que entre encontros e desencontros busca sua origem. Após intenso contato com direção e atores e vasto estudo do texto, apresentamos a seguir parte do resultado: